Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Trabalhador dispensado sob alegação de dormir em serviço tem justa causa revertida

Publicado por Sthefany Almeida
há 6 anos

O funcionário de uma indústria de confecção de artigos para festas foi dispensado por justa causa por dormir no horário de serviço. Segundo a empresa a supervisora notou a ausência do trabalhador no setor e, ao procurá-lo, o encontrou dormindo no meio da tarde. A reclamada alega ainda que antes de demiti-lo aplicou advertências e suspensão ao reclamante por almoçar fora do horário e tomar tereré durante o expediente.

Na ação trabalhista julgada pela Vara do Trabalho de Bataguassu, o reclamante pede a reversão da justa causa. Segundo a Juíza do Trabalho Daniela Rocha Rodrigues Peruca a empresa não comprovou a falta grave do trabalhador, declarando nula a penalidade aplicada ao reclamante e reconhecendo a dispensa sem justa causa. A reclamada foi condenada, ainda, ao pagamento de aviso prévio indenizado, décimo terceiro e multa de 40% sobre os depósitos do FGTS.

Inconformada com a decisão, a empresa recorreu ao Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região. O relator do processo, Desembargador Ricardo Geraldo Monteiro Zandona, analisou as provas testemunhais e, por unanimidade, a Segunda Turma do TRT/MS manteve a sentença de 1º Grau.

"Frise-se que o fato do autor ter sido advertido em 27.07.2016 (falta injustificada), advertido em 30.09.2016 (almoçar fora do horário) e suspenso em 04.08.2016 (tomar tereré durante o expediente), por si só não impõe concluir que tenha cometido a falta descrita no comunicado de dispensa. Desta feita, não comprovada a falta grave do empregado, declaro nula a penalidade aplicada e, por via de consequência reconheço que o reclamante foi dispensado sem justa causa por iniciativa patronal", declarou o magistrado.

PROCESSO nº 0024253-71.2017.5.24.0096 (RO)

fonte: TRT24

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações133
  • Seguidores84
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2898
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trabalhador-dispensado-sob-alegacao-de-dormir-em-servico-tem-justa-causa-revertida/570822439

Informações relacionadas

Notíciashá 13 anos

Trabalhador flagrado dormindo terá justa causa revertida

Pensador Jurídico, Advogado
Modeloshá 4 anos

[Modelo] Carta de Advertência

Pensador Jurídico, Advogado
Modeloshá 4 anos

[Modelo] Comunicado de Demissão por Justa Causa

Petição Inicial - Ação Fornecimento de Energia Elétrica

Rebecca Vinagre, Advogado
Modeloshá 2 anos

Modelo de notificação extrajudicial.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)