Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Instituição financeira deverá indenizar casal por impedir marido de sacar benefício em nome da esposa

Marido comprovou ser curador pelo fato de a esposa ter dificuldades de locomoção; Banco deverá pagar R$ 7 mil à titulo de danos morais.

Publicado por Sthefany Almeida
há 6 anos


O autor do Processo nº 0701071-78.2017.8.01.0007 teve seu pedido de indenização julgado procedente pelo Juízo da Vara Única da Comarca de Xapuri, assim, uma instituição financeira deverá pagar R$ 7 mil, à titulo de danos morais, para o reclamante, por tê-lo impedido indevidamente de sacar benefício previdenciário em nome da esposa.

Na sentença, publicada na edição nº 6.002 do Diário da Justiça Eletrônico (fl.118), o juiz de Direito Luis Pinto tornou definitiva a liminar deferida anteriormente, que havia obrigado o banco requerido a autorizar o reclamante de sacar o benefício em favor da esposa, pois o autor trouxe documentos comprovando ser curador dela.

Conforme alegou o reclamante, ele sempre sacou o benefício previdenciário pela sua esposa, que tem dificuldades de locomoção, mas em setembro deste ano, mesmo com os documentos legais de representação, foi impedido de realizar o saque, e isso desencadeou uma série de prejuízos ao casal. Por isso, buscaram à Justiça.

Sentença

O juiz de Direito Luis Pinto, titular da unidade judiciária, explicou que apesar da empresa ter argumentado não existir danos morais, não apresentou comprovação mostrando ter agido corretamente ao impedir o saque.

“Por sua vez, a empresa demandada alegou a ausência de danos morais, sendo relevante esclarecer que a parte ré deixou de instruir os autos com documento que autorizasse o reconhecimento da legitimidade do impedimento do saque, e lhe desobrigue de responsabilização civil”, enfatizou o magistrado.

Afirmando ser “a parte reclamada responsável pelos atos de seus prepostos, mormente porque a ela competia o dever de cautela e verificar eventual falha em seu sistema de atendimento, sobretudo quando o consumidor é pessoa idosa ou com necessidades especiais”, julgou procedente o pedido feito pelo autor.

Fonte: TJAC

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações133
  • Seguidores84
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações91
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/instituicao-financeira-devera-indenizar-casal-por-impedir-marido-de-sacar-beneficio-em-nome-da-esposa/522553977

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)