Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Justiça condena casa noturna a indenizar cliente agredido por seguranças do estabelecimento

Empresa alegou que o cliente foi quem iniciou a confusão, inclusive agredindo um segurança, mas para o juiz, a versão, além de não ter sido comprovada, não justificaria os excessos de que foi vítima o autor da ação.

Publicado por Sthefany Almeida
há 6 anos

O juiz Alexandre Henrique Novaes de Araújo, titular da 10ª Vara do Juizado Especial Cível da Comarca de Manaus, condenou uma casa noturna localizada na zona Centro-Sul da cidade a pagar indenização no valor de R$ 12 mil, a título de danos morais, a um cliente que alegou ter sido agredido por seguranças do estabelecimento, após reclamar da demora do atendimento na fila para pagar a conta. A defesa do estabelecimento alegou que o cliente, que estaria sob o efeito de bebidas alcoólicas, se exaltou e promoveu uma grande confusão, o que exigiu a intervenção dos seguranças. Mas para o juiz, ainda que o cliente tenha se comportado de forma inadequada, houve excesso na atuação da equipe de segurança do bar.

Ao contestar o pedido de indenização, o estabelecimento alegou que os fatos não se deram como o narrado pelo cliente e que o próprio autor da ação é que teria dado início ao incidente ao agredir com uma cotovelada um dos seguranças da casa. Por conta disso, a defesa reputou inexistentes os danos morais alegados.

Ouvido na condição de informante – por ser amigo do autor da ação –, um rapaz que estava com a vítima das agressões no bar relatou ao juiz que logo após começar a reclamar do atendimento, na fila de pagamento da conta, a vítima foi abordada por um segurança, sendo levado para um outro ambiente do estabelecimento. Aproximadamente 10 minutos depois, voltou a encontrar o colega já todo ensanguentado e afirmando que fora agredido por cinco homens, um deles armado.

Para o juiz, a defesa do estabelecimento não conseguiu provar que o autor da ação foi o causador do incidente e nem que o segurança agiu em legítima defesa, após ser agredido pelo cliente. "... Cotejando os depoimentos prestados em Juízo com as provas documentais juntadas aos autos, resta evidente a conduta danosa dos prepostos da (empresa) requerida, que em muito se excederam ao tentar conter o requerente, impondo-se aferir, tão-somente, se o episódio autoriza o reconhecimento dos danos morais por ele afirmados, bem como do consequente dever de indenizar".

Nesse sentido, destacou o magistrado, "... a existência do dano moral é vinculada à gravidade do fato que lhe deu origem, conforme doutrina e jurisprudência pátrias... no caso em epígrafe, tenho que o dano moral advém da agressão física perpetrada pelos seguranças do requerido contra o autor, a demonstrar gravíssima falha na prestação do serviço, revelada não somente pelo descumprimento do dever de assegurar aos seus clientes a preservação de sua incolumidade física e psicológica, ex vi do art. 14 do CDC, mas também pela não prestação da necessária assistência".

Ao fixar o valor da indenização, o juiz levou em consideração "que os constrangimentos suportados pelo autor em muito ultrapassam a normalidade, tendo indiscutível repercussão pessoal", servindo também para "desestimular a conduta indiligente da empresa requerida".


FONTE: TJAM

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações133
  • Seguidores84
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações716
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-condena-casa-noturna-a-indenizar-cliente-agredido-por-segurancas-do-estabelecimento/513537621

Informações relacionadas

Petição Inicial - Ação Indenização por Dano Moral

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
Jurisprudênciahá 2 anos

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJ-RJ - APELAÇÃO: APL XXXXX-10.2012.8.19.0037

Bianca Ragasini, Advogado
Modeloshá 3 anos

Modelo de petição inicial: ação de indenização por danos morais [Atualizado 2021]

Petição Inicial - TJSP - Ação Expedição de Oficio Requisitório de Precatório - Precatório

Petição - TJMT - Ação Pagamento - Precatório - contra Municipio de Cuiabá

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)